- Área: 340 m²
-
Fotografías:Courtesy of Jordi Hidalgo Tané
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto encontra-se num terreno horizontal, elevado sobre dois taludes, como um ponto a partir do qual se pode disfrutar uma das magníficas vistas em direção à planície agrícola que se estende a seus pés até chegar em Salt e a cidade de Girona.
Trata-va se então de uma implantação excepcional que necessitava uma intervenção que reconhecera os atributos do lugar e os evidenciasse para mostrar seu valor. O volume silencioso e hermético foi posicionado de maneira a parecer que emergisse do lugar, adotando o perfil original da coluna, como uma fortaleza que dominara visualmente a paisagem. Um volume que se fecha em si mesmo e se protege das medíocres construções do entorno, servindo-se para isso da geometria quebrada de suas paredes espessas. Paredes essas que abraçam o espaço interior-exterior contínuo, que para o pátio, foi possível criar um mundo próprio centrando as vistas em direção ao longe.
O corte nos mostra a continuidade de seus espaços desde o pátio interno até o estúdio no pavimento superior cruzando a sala, e o pátio interno esse que separa e une ao mesmo tempo. O concreto que foi construído a casa confere ao projeto seu peso, sua massa e textura necessária para dar coerência à ideia.